segunda-feira, 23 de novembro de 2009

SEMANA DA CONSCIÊNCIA NEGRA



O resgate da memória coletiva e da história da comunidade negra não interessa apenas aos alunos de ascendência negra(...) Além disso, essa memória não pertence somente aos negros. Ela pertence a todos, tendo em vista que a cultura da qual nos alimentamos cotidianamente é fruto de todos os segmentos étnicos que, apesar das condições desiguais nas quais se desenvolvem, contribuíram cada um de seu modo na formação da riqueza econômica e social e da identidade nacional.(Kabengele Munanga)
Nossa escola entende que Educação é um ato permanente e criar ações que oportunizem a construção de valores anti- racistas é nosso compromisso social.
O presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, promulgou a Lei nº10.639, em 9 de janeiro de 2003, instituindo ao obrigatoriedade do ensino de História da África e da Cultura Afro- brasileira.
Com base nestes princípios nossa escola promoveu de 16 a 20/11 a Semana da Consciência Negra onde os professores e alunos fizeram pesquisa e desenvolveram projetos sobre a riqueza da história da África, religião, arte, formas de resistência, contribuições culturais dos Afrodescendentes no Brasil.
Além disso, a Cia das Histórias promoveu uma Contação de História “O Pingüim e o Urso Polar” e uma peça teatral “Menina bonita do laço de fita”.
Parabéns a todos.
A Direção

Nenhum comentário: